Começa nesta segunda-feira (27) o pagamento da primeira parcela do 13° salário para aposentados pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). No Pará, cerca de 880 mil pessoas devem receber o benefício. De acordo com o INSS, devem ser pagos mais de R$ 1,2 bilhão no estado.
Para o economista João Cláudio Arroyo, o pagamento do benefício deve aumentar a expectativa de vendas no mercado. Ele alterta os aposentados, no entanto, para priorizem o pagamento de dívidas.
De acordo com Arroyo, o comerciante deve estar atento às especificidades do mercado. “Os ofertantes precisam identificar o público que está recebendo o dinheiro agora. É interessante que essas pessoas passem a olhar a necessidade desse público, porque a pessoa compra pelo seu próprio motivo e não pelo o de quem quer vender”, explicou.
Algumas lojas no centro comercial de Belém já percebem mudanças e começam a se adaptar ao público. A gerente comercial Alessandra Batista disse que as expectativas de vendas são boas.
“Nós sentimos uma melhora nas vendas nos últimos quatro dias. A gente espera que isso melhore ainda mais com o pagamento do 13°, já que o comércio está precisando dessa turbinada”, disse.