Três em cada quatro obras de escolas ou creches financiadas pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) que estão paralisadas ficam nas regiões Norte e Nordeste, segundo dados da Transparência Brasil.
Segundo o levantamento, das 2.485 obras lançadas desde 2007 e que estão paradas, 1.183 estão no Nordeste e 676, no Norte.
Ao todo, 15.732 obras de novas creches e escolas foram aprovadas pelo Programa de Ações Articuladas e pelo Proinfância entre 2007 e 2022.
Como mostramos, o MP junto ao TCU pediu, na segunda-feira (11), a abertura de uma investigação sobre o descumprimento às leis orçamentárias e solicitou uma liminar para que o MEC “se abstenha de realizar novos empenhos para construção de novas escolas, devendo priorizar as obras já em andamento e inacabadas”.
O Estadão publicou que, no Piauí, o FNDE autorizou a construção de 52 escolas, com recursos insuficientes, abandonando outras 99 que estavam em andamento. O estado é reduto eleitoral de Ciro Nogueira, padrinho político do presidente do FNDE, Marcelo Ponte.
Fonte: UOL