A Norte Energia apresentou os projetos executivos das estruturas de uma escola e de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que vão atender famílias ribeirinhas que vivem às margens do rio Xingu. A ação estruturante integra o licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Belo Monte no contexto do Projeto Ribeirinho, que visa o acesso à dupla moradia das famílias e a políticas públicas. As estruturas vão beneficiar diretamente 98 famílias das comunidades Trindade e Paratizão, em Vitória do Xingu.

Foto: Divulgação / Norte Energia
A reunião de apresentação ocorreu na comunidade Paratizão e contou com a presença de representantes da Norte Energia, do vice-prefeito de Vitória do Xingu, Rogério Pereira, além de secretários municipais das áreas de Obras, Saúde e Educação e Conselho Ribeirinho. O encontro teve como objetivo dar transparência às ações e marcar o início da execução das obras, previstas para começar ainda no primeiro semestre de 2026.
Morador da região há cerca de 40 anos, o ribeirinho e conselheiro Cléo Aquino destaca a implantação das estruturas de saúde e educação como uma conquista histórica para a comunidade ribeirinha.
“Ver esse projeto da escola e do posto de saúde sair do papel é um passo muito importante, principalmente para as novas gerações. É uma conquista do Conselho Ribeirinho, da Prefeitura, da Norte Energia e de toda a comunidade. Foram muitas reuniões, mas hoje a gente pode dizer que é uma vitória coletiva. As crianças vão ter uma escola de qualidade e a comunidade vai ter acesso a um atendimento de saúde digno. Eu me sinto contemplado e vou me sentir ainda mais quando a obra estiver pronta e a gente puder inaugurar junto com todo mundo”, contou.
A escola projetada contará com quatro salas de aula, uma sala de atendimento educacional especializado, sala de leitura, sala de arquivo, secretaria escolar, diretoria, sala professores, orientação educacional, coordenação pedagógica, refeitório, cozinha, depósito, laboratório de informática, laboratório de ciências, quadra poliesportiva e vestiários, ampliando as condições de acesso à educação de qualidade para crianças e jovens da região.
Já a Unidade Básica de Saúde terá três consultórios, sendo um odontológico, sala de vacinação, farmácia, sala de atendimento multiprofissional, além de alojamento para os profissionais da Prefeitura que irão atuar nas unidades, garantindo assistência contínua à população.
“Esse momento reforça o compromisso social da Norte Energia e a responsabilidade da companhia no cumprimento das ações relacionadas ao processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Belo Monte. O principal objetivo da implantação dessas estruturas é garantir melhores condições de atendimento em saúde e educação para as comunidades”, explica Renan Gil, gerente de Socioeconomia da Norte Energia.
Por se tratar de uma Área de Preservação Permanente (APP), os projetos passaram por amplos estudos, sendo definida a implantação em uma área próxima, conforme avaliação e autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), assegurando o atendimento às exigências ambientais vigentes.
Todo o processo, desde a consolidação da planta baixa, foi desenvolvido com participação ativa e contínua das comunidades ribeirinhas, por meio do Conselho Ribeirinho, instância representativa que atua desde a definição das soluções até o acompanhamento e a fiscalização da execução das ações, assegurando transparência, escuta qualificada e corresponsabilidade.
A construção das estruturas será realizada pela Prefeitura de Vitória do Xingu, com recursos da Norte Energia, preservando o papel do poder público na execução das políticas de saúde e educação, ao mesmo tempo em que se garante a participação comunitária no acompanhamento e na fiscalização das obras.
O vice-prefeito de Vitória do Xingu, Rogério Pereira, destacou a parceria entre a Prefeitura, a Norte Energia e os ribeirinhos. “Esse é um projeto que vem sendo construído há alguns anos e que agora entra na fase de execução. Em breve, vamos iniciar as intervenções e, em pouco tempo, entregar à comunidade uma escola e uma unidade de saúde de alta qualidade, resultado de uma parceria sólida entre a Prefeitura, a Norte Energia e os ribeirinhos, que também terão um papel importante no acompanhamento e na fiscalização das obras”, afirmou.
O Projeto Ribeirinho é realizado na área do reservatório da Usina Hidrelétrica Belo Monte e inclui ações relacionadas a habitação, construção de equipamentos públicos como saúde, educação, ações voltadas à geração de renda e subsistência e desenvolvimento territorial sustentável.






















