O esporte é uma das maiores ferramentas de transformação social, capaz de mudar a vida de centenas de jovens em todo o país. No Travessão do Surubim, área rural de Anapu, no Sudoeste do Pará, a prática esportiva vai além do sonho de se tornar um atleta profissional. Por lá, o futebol se tornou sinônimo de força e determinação para as 80 crianças e jovens com a chegada do Futebol Social, iniciativa que integra o projeto Belo Monte Comunidade, da Norte Energia, concessionária da usina.
Os alunos receberam o kit com tênis, meião e camisa e deram início às aulas, que acontecem na comunidade. O Futebol Social disponibiliza 930 vagas para crianças e jovens moradores dos novos bairros construídos pela companhia — Água Azul, Casa Nova, Jatobá, Laranjeiras, São Joaquim e Tavaquara, em Altamira; comunidades de Belo Monte, em Vitória do Xingu; além da Vila da Ressaca e Ilha da Fazenda, em Senador José Porfírio.
No Surubim, atividades acontecem no sábado pela manhã com apoio da prefeitura municipal de Anapu e do SESI. “O projeto traz muitos benefícios, principalmente para a educação das crianças. A gente sempre reforça que o futebol é importante, mas o estudo vem em primeiro lugar. Aqui ninguém é diferente de ninguém, todos participam, aprendem e crescem juntos. Temos alunos com diferentes idades e até crianças autistas jogando e se sentindo parte do grupo. Isso mostra como o projeto é acolhedor e transforma o dia a dia da comunidade. Muitas crianças que antes tinham dificuldade de convivência hoje participam com disciplina e alegria”, explica o professor Jefferson Sena da Silva
Mais do que formar atletas, o programa tem como objetivo incentivar o trabalho em equipe, a disciplina e o respeito, valores que se refletem dentro e fora de campo. Iniciativas como essa reforçam o compromisso da Norte Energia com o desenvolvimento social e comunitário nas áreas onde atua, mostrando que o esporte é também um caminho para a cidadania e o fortalecimento de vínculos.
“A Norte Energia, através do programa Belo Monte Comunidade, chega a Vila Surubim, município de Anapu, levando o Futebol Social. Nós iniciamos o projeto nos bairros construídos pela empresa em Altamira e, recentemente, ampliamos para outras comunidades da Volta Grande do Xingu. O que vemos é que, além do treino, essas crianças estão desenvolvendo disciplina, respeito e espírito de equipe. O esporte tem esse poder de unir e mostrar caminhos, e é isso que buscamos fortalecer nas comunidades”, explica Thomás Sottili, gerente de Projetos de Sustentabilidade da Norte Energia.
A estudante Kauanny Michelly Gomes, de 15 anos, conta como o esporte tem contribuído para que ela e seus amigos aprendam a conviver em equipe. “Eu gosto muito das aulas de futebol. Venho para jogar, ver meus amigos e aprender com o professor. O esporte me inspira, porque é algo que eu gosto de verdade. Aqui a gente aprende a respeitar os colegas, a jogar em grupo e entender que nem sempre é sobre ganhar, mas sobre aprender. Representar minha comunidade e jogar com meus amigos é especial, me traz felicidade”, ressalta a adolescente.

Para Gustavo Souza, de 16 anos, compartilhar momentos do treino com os colegas é que torna o projeto enriquecedor. “O mais importante para mim é estar com os amigos, brincar, se divertir e aprender juntos. Gosto muito do professor, ele é gente boa, sempre está com a gente nos treinos. E agradeço também a todos que trouxeram o projeto, porque é muito legal ter essa oportunidade”, destaca o estudante.
Sobre o Belo Monte Comunidade
Realizado pela Norte Energia, o projeto de responsabilidade social Belo Monte Comunidade contribui para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região do empreendimento, oferecendo ações de cidadania, saúde preventiva, educação, educação ambiental, arte, cultura, esporte, inclusão digital, voluntariado e geração de trabalho e renda. A iniciativa cria oportunidades e fortalece o sentimento de pertencimento, levando representatividade e desenvolvimento para a população do Médio Xingu.






















