Montar um negócio é um desafio no Brasil, principalmente para quem encara a experiência pela primeira vez. E para muitas mulheres, abrir seu próprio negócio muitas vezes significa não só uma fonte de renda, mas independência financeira, um dos fatores que têm contribuído para o aumento no número de empresárias no país.
Segundo dados mais recentes levantados pelo Sebrae, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) contínua, entre o segundo trimestre de 2020 e o mesmo período do ano passado, 2,1 milhões de mulheres passaram a empreender, o que fez a sua participação entre os empreendedores brasileiros sair de 32,4% para 34,4% no período.
Nesse cenário, a Norte Energia, empresa privada concessionária da usina hidrelétrica Belo Monte, em Altamira, no Pará, tem desempenhado importante papel no apoio ao empreendedorismo feminino. Desde o ano passado, a empresa conduz na região do Médio Xingu o programa Belo Monte Empreende, que vem capacitando 341 mulheres até agora. O número equivale a 62% do total de participantes.
O grupo abrange diferentes perfis de empreendedoras, incluindo indígenas ribeirinhas e citadinas, que têm a oportunidade de se aprimorar em relação a técnicas de venda, marketing, produção sustentável, entre outras.
A engenheira florestal Rylla Moraes, de 26 anos, participou da edição de setembro da oficina Despertar, em Altamira. O evento, que consiste na primeira etapa do programa, orienta os empreendedores a como darem os primeiros passos para a ideação do negócio e na abertura de uma empresa. Ela afirma que a iniciativa da Norte Energia é uma oportunidade importante para a expansão do conhecimento. “Estou aprendendo várias coisas novas, que vão me auxiliar na estruturação de um negócio meu, que pode ajudar também a minha comunidade, gerando empregos e renda”, disse Rylla, que ainda vai passar pelas próximas fases do programa.
Outro programa da Norte Energia que também contribui para a capacitação do público feminino é o Programa Belo Monte Comunidade, que desde outubro de 2019 promove ações nos bairros construídos pela empresa em Altamira e a partir de novembro de 2021 na região da Volta Grande do Xingu. Em outubro de 2022, o programa levou um curso profissionalizante de corte e costura para a população do município de Anapu, no Pará. As aulas contaram com participação 100% feminina.
Moradora da comunidade Belo Monte do Pontal, Maria Santos Lima, de 59 anos, participou do curso e disse que o seu sonho sempre foi ser uma costureira profissional. “A Norte Energia está de parabéns, pois as aulas foram muito boas, tudo muito organizado e pudemos aprender bastante”.
Oportunidades de profissionalizar a gestão dos negócios, como as oferecidas pela Norte Energia, ajudam as empreendedoras a venceram muitas barreiras ainda encontradas pelo caminho.
Fonte: Ascom – Norte Energia