A orla de Altamira ganhou um novo visual e foi oficialmente entregue à população na noite desta sexta-feira (19.dez.2025). O espaço, totalmente urbanizado, passa a oferecer mais opções de lazer e convivência para os moradores, com áreas de recreação infantil, praça de alimentação, quiosques, cascata, passarelas de circulação, além de bancos e lixeiras distribuídos estrategicamente para manter o ambiente limpo e organizado.

Foto: Wilson Soares
O projeto também priorizou a acessibilidade, com percursos adaptados, piso tátil, áreas de circulação amplas e níveis adequados, garantindo segurança, autonomia e conforto para pessoas com mobilidade reduzida.

Foto: Wilson Soares
Outro destaque da obra é o novo sistema de iluminação pública e cênica, que valoriza os caminhos, áreas de convivência, playground, paisagismo e elementos arquitetônicos, além de reforçar a segurança e permitir o uso do espaço também no período noturno.

Foto: Wilson Soares
“Ficou ótimo. Aproveitei para vir conhecer e já trouxe meu filho pequeno para brincar. Está muito bonito”, afirmou a moradora Francinete Silva.

Foto: Wilson Soares
A inauguração reuniu centenas de pessoas de todas as idades, que aproveitaram para se divertir à vontade. O descerramento da faixa inaugural foi realizado pelo prefeito de Altamira, Loredan Mello, acompanhado da primeira-dama, Paola Abucater, da vice-prefeita, Thais Nascimento, além de vereadores, secretários municipais e convidados.
Na mesma noite, a Prefeitura também entregou uma nova quadra de basquete, que integra o complexo de revitalização da orla. As obras foram executadas com recursos próprios do município.

Foto: Wilson Soares
Segundo o prefeito Loredan Mello, o investimento em áreas de lazer contribui diretamente para a qualidade de vida da população e fortalece o turismo local, setor que gera emprego e renda.

Foto: Wilson Soares
Novos espaços de valorização do turismo local

Casa do Artesanato de Altamira – Foto: Wilson Soares
Além da nova orla, Altamira foi contemplada nos últimos dias com a revitalização do Monumento dos Seringueiros, a construção da nova Casa do Artesanato — localizada na orla — e a entrega da Casa de Memória do Xingu, construída pela Norte Energia como condicionante e entregue ao município na manhã desta sexta-feira (19).

Foto: Wilson Soares
O espaço, que resgata a história do povo da região desde a década de 1970, também passa a abrigar a nova sede da Secretaria Municipal de Turismo, reforçando as ações voltadas à valorização da cultura e do turismo local.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu






















