O Ministério Público do Estado do Pará inaugurou nesta quarta-feira, 27, a sua nova Sede em Altamira, no sudoeste do Para. Ela passa a funcionar na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, no centro, bem próximo ao Fórum da cidade.
A nova sede da Promotoria de Justiça de Altamira possui 1.452,02m² de área construída, dividida em 03 pavimentos: Subsolo, Térreo, 1º Pavimento. O edifício ganhou o nome de “Promotor de Justiça Synval de Castro”. Uma homenagem póstuma ao promotor que ingressou no Ministério Público do Estado do Pará em dezembro de 1983, atuou nessa região do Xingu e foi membro ativo do MPPA por 13 anos. Vindo a falecer em 1996.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, do prefeito Claudomiro Gomes, do Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Júnior, deputados estaduais, prefeitos e ex-prefeitos de municípios da região, além de vereadores e lideranças da região.
“Foram 12 anos de luta para que esta Unidade, essa sede belíssima, chegasse a esse estágio em que chegou. Reunimos com os colegas deste Polo e com os servidores e o testemunho uníssono de todos eles foi do quão felizes estavam e como essa nova sede de Altamira corresponde às expectativas daquilo que a sociedade do município exige, daquilo que os membros do Ministério Público de Altamira precisam, daquilo que os servidores precisam para levar um serviço de qualidade para a população local”, afirmou o Procurador-Geral.
A área onde foi construída a Sede do MP foi doada pela prefeitura de Altamira e na ocasião, o prefeito Claudomiro Gomes aproveitou para fazer a entrega da documentação registrada em Cartório ao Procurador-Geral, César Mattar. “Quando o Ministério Público fica forte a comunidade cresce com isso. E você poder ter um prédio que abriga todas as promotorias, isso facilita o acesso a população que será mais bem servida”, disse o prefeito.
O governador Helder Barbalho, aproveitou para parabenizar a instituição, que tem como finalidade a defesa da ordem jurídica e dos interesses da sociedade. “Desejar que essa instituição possa cada vez mais estar em toda a parte, nos 144 municípios, mas chegando não apenas na Sede do Município, mas sendo capaz de chegar nos lugares mais longes. E aqui nessa região tem muitos travessões, onde as pessoas não são vistas. São os invisíveis da floresta que muitas vezes carecem do serviço público. Carecem da oportunidade, carecem da atenção”, disse o governador Helder.
Altamira é considerada o maior município do Brasil em extensão territorial, e possui cerca de 120 mil habitantes.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu