Search
Close this search box.

Novo plano pretende tornar cacau do Brasil sustentável e aumentar renda de produtores

Inova Cacau 2030 quer superar produção de 400 mil toneladas de cacau ao ano

Inova Cacau 2030 será lançado em Ilhéus, na Bahia — Foto: Ana Lee
Inova Cacau 2030 será lançado em Ilhéus, na Bahia — Foto: Ana Lee
Continua após a publicidade

O Ministério da Agricultura e Pecuária lança nesta sexta-feira (24/11) o Plano Inova Cacau 2030, um programa para acelerar o desenvolvimento do setor produtivo e consolidar o Brasil como origem de cacau sustentável. O projeto vai focar na conservação produtiva e nas condições de trabalho dos produtores de cacau do país.

Por meio do Mapa, o plano é coordenado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e CocoaAction Brasil, iniciativa da Fundação Mundial do Cacau (WCF).

O plano está dividido em duas fases. A primeira é o “Plano Estratégico”, que é o lançamento atual, e a segunda é o “Plano Tático-Operacional”, que será estruturado a partir do início de 2024. São quatro frentes que compõem o projeto: econômico-produtivo, social, ambiental e de governança.

Dentre as várias metas estratégicas, aumentar a eficiência produtiva da cacauicultura brasileira e a renda dos produtores para superar a produção de 400 mil toneladas de cacau ao ano, em 2030, são algumas delas.

“Melhorar a eficiência das unidades produtivas visando ganhos de produtividade e qualidade das amêndoas, através do aumento da oferta de assistência técnica e acesso a crédito, são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da cadeia. Esses são exemplos de algumas das ações prioritárias que constam no plano”, diz Lucimara Chiari, diretora da Ceplac.

Fonte: Globo Rural

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *