Menu

O Projeto Gastronomia do Amanhã capacita 30 pessoas em Altamira, no Pará

O projeto buscou capacitar, principalmente, mulheres interessadas em aprimorar suas habilidades no ramo da gastronomia ou que desejavam aprender a cozinhar sem qualquer experiência anterior.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

O Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA) realizou entre os dias 26 e 29 de fevereiro, em Altamira, o projeto Gastronomia do Amanhã. O curso, que formou 30 alunos, teve como principal objetivo capacitar essas pessoas que desejavam melhorar suas habilidades na cozinha, ganhar uma renda extra e, quem sabe, transformar a atividade em renda principal.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

O curso também ensinou a cozinhar sem desperdícios. Neila Batista, confeiteira autônoma por mais de 10 anos em Altamira, elogiou a iniciativa, destacando que nunca tinha pensado aproveitar o que costumava ser descartado.

“Gostei de tudo. Aqui eu aprendi a usar temperos, a cozinhar com técnicas que melhoram o sabor da comida. É uma experiência única e vou botar em prática. Tudo na comida fica uma delícia e muda todo nosso olhar para os alimentos”, ressaltou a confeiteira.

Na quarta-feira (28 de fevereiro), os participantes tiveram uma palestra sobre como se tornar MEI(Micro Empreendedor Individual) na prática, em parceria com o Sebrae. No final, atentos a cada passo, puderam ver o chef Walney Junior, que acompanhou o projeto em Altamira, preparando um prato saboroso.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

“Estar em Altamira participando de uma iniciativa em uma área que teve transformação social é muito bom. Atuar com o social nos permitiu mudar realidades. Com comida é melhor ainda. Todos aqui podem aprender de tudo para também trabalhar com alimentos”, enfatizou o chef.

O projeto, fundamentado nos princípios da cultura alimentar amazônica, já beneficiou mais de quatro mil participantes em 20 municípios paraenses, promovendo valorização cultural, inclusão e transformação social através da gastronomia. A iniciativa do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA) levou conhecimento através de uma programação que incluiu aulas teóricas e práticas sobre noções de culinária, técnicas de biossegurança, marketing e empreendedorismo.

“É uma coisa muito especial que aprendemos, tudo que descartamos pode ser usado. Isso é incrível. Nada é lixo ou não serve. Isso é muito bom para evitar desperdício. Estou feliz pela oportunidade e agradecida pela equipe do chefe que é muito prestativa, pelo apoio do Cepro e por todo o aprendizado”, declarou dona Neila.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

A oficina incluiu quatro dias de aulas teóricas e práticas. Ao final foi realizado um Festival Gastronômico que aconteceu na noite desta última sexta-feira, 01 de março, onde os participantes compartilharam os resultados e receberam certificados no Centro de Convenções e Cursos do Premem. O evento contou com exposição de artesanato, aula show, apresentações culturais do grupo folclórico Cisne Branco e de artistas locais, além de uma variedade de delícias da gastronomia.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

Patrocinado pela Equatorial Pará, Itaú e Instituto GPA via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o projeto contou com a coordenação técnica da chef Verena Aquino, que destacou a importância de oferecer oportunidades para que as pessoas enxergassem na gastronomia uma fonte de renda sustentável.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

“Nosso objetivo foi motivar os alunos a continuar cozinhando após o curso. Muitos já abriram seus próprios restaurantes, conquistando a independência financeira”, concluiu Verena.

O Gastronomia do Amanhã segue para a cidade de Uruará onde também vai realizar o curso, recebendo somente cadastro de reservas, pois a turma com 30 alunos já está completa. Link de inscrição: https://www.even3.com.br/gastronomia-do-amanha-uruara-2024-434574

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.