O trecho da rodovia Transamazônica, na altura do km 27, que dá acesso às obras da Usina de Belo Monte, interditado parcialmente por oleiros há dois dias, foi desbloqueado na noite desta terça-feira (12). Os manifestantes impediam apenas a passagem de veículos que prestam serviços à Hidrelétrica.
A Norte Energia ingressou com uma ação na 2ª Vara Cível de Altamira para que a rodovia fosse desobstruída. O pedido foi acatado e a ordem cumprida pelo oficial de justiça.
Os oleiros queriam negociar com a empresa empreendedora de Belo Monte o pagamento de indenizações pela perda da atividade. Mesmo ser ter resposta por parte da empresa, eles decidiram acatar a ordem judicial para evitar o uso da força policial e encerraram o protesto.
No mês de maio, os oleiros ocuparam o escritório da Norte Energia para cobrar os pagamentos das indenizações. Na época eles alegaram terem sido obrigados a abandonar o trabalho. Os oleiros querem receber compensações financeiras pela perda da atividade que foi impactada diretamente pelas obras da hidrelétrica.