Onze pessoas foram presas na Operação Rio Grade, da Polícia Civil, em Igarapé-Açu, nordeste do Pará. O balanço da ação foi divulgado neste domingo (29). A operação resultou de três meses de investigações para combater crimes como tráfico de drogas, porte e posse ilegal de arma e ainda esclarecer uma tentativa de homicídio na região.
A ação buscou dar cumprimento a 19 mandados judiciais – 18 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva. Sob a coordenação do delegado Daniel Oliveira, a operação policial contou com mandados decretados pelo juiz Cristiano Magalhães, titular da Comarca, para efetuar buscas em casas identificadas como locais de prática dos crimes. Para o cumprimento dos mandados, a Superintendência da 3° Região Integrada de Segurança Pública contou com aproximadamente 100 policiais civis e ainda apoio da Polícia Militar e de um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).
Os presos irão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito por Lei. Ainda, durante a operação, foi preso Sávio Lira Menezes em cumprimento a mandado de prisão preventiva decretada pela Justiça após ele ter praticado uma tentativa de homicídio em Igarapé-Açu. Todos estão recolhidos à disposição da Justiça.