Search
Close this search box.

Operação apreende 160 m³ de madeira ilegal em Anapu, no Pará

Foram abordados nove caminhões toureiros, sendo oito carregados com cerca de 20 m³ cada e um transportando um maquinário, que possivelmente era utilizado para colocar as toras de madeira nos veículos.

Foto: PRF
Foto: PRF
Continua após a publicidade

Na sexta-feira (14) a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em uma ação conjunta com a Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), apreendeu cerca de 160 m³ de madeira em toras sendo transportados ilegalmente, durante fiscalização no município de Anapu/PA.

Por volta das 02 h, as equipes realizavam uma fiscalização em áreas onde possivelmente estava ocorrendo ilícitos ambientais, quando em um dos pontos de desmatamento, abordaram um caminhão carregando algumas toras de madeira. Durante a abordagem, o condutor afirmou que não possuía nenhum tipo de documentação referente ao transporte da carga.

Foto: PRF

Enquanto o procedimento fiscalizatório perdurava, foi possível identificar que mais veículos de carga, também realizando o transporte de toras de madeira se aproximavam, com exceção de um, que estava carregando um maquinário para, aparentemente, colocar as madeiras nos caminhões.

Com isso, a fiscalização avançou para uma abordagem conjunta ao comboio. Nenhum condutor apresentou documentação do transporte da carga, que, ao final, contabilizaram 09 (nove) caminhões toureiros, sendo 08 (oito) carregados com 20 m³ de toras de madeiras cada (totalizando 160 m³) e um com o maquinário.

Foram apreendidas espécies variadas de madeira do tipo maçaranduba, amarelão e jatobá. Em apoio aos órgãos federais, a equipe da PRF realizou a identificação de todos os veículos em questão, a fim de constatar se havia algum tipo de adulteração nos elementos identificadores. A princípio, nenhum indício de adulteração foi constatado.

Diante dos fatos, após os trâmites necessários, a carga foi apreendida e os equipamentos e veículos utilizados no crime ambiental foram inutilizados.

Com informações da PRF

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comments 1

  1. Jose Nilton da Silva says:

    MORO AQUI EM ANAPU E CONSERTO CAMINHÕES.
    NA VERDADE, OS FISCAIS DO IBAMA, FIZERAM A ABORDAGEM, E AO INVÉS DE CONDUZIR O COMBOIO SOB ESCOLTA ( apreendidos ), botaram foco com carga e tudo. ESSA É A VERDADE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *