Em andamento desde a semana passada, uma operação comandada pelas Polícias Civil e Militar apreendeu tratores e destruiu acampamentos clandestinos dentro de uma reserva florestal na zona rural do município de Ipixuna, na região nordeste do Pará.
O maquinário apreendido estava escondido com folhas e galhos dentro de uma área de difícil acesso na reserva florestal de uma propriedade privada na PA-256, entre os municípios de Paragominas e Tomé-Açu, de onde madeira era retirada ilegalmente.
A ação faz parte da operação “Caaporã III” que em Tupi significa “Homem do Mato”. Esta é a terceira etapa da fiscalização que, até agora, já percorreu cerca de 300 km. Nas etapas realizadas anteriormente na mesma região, outros dois tratores foram apreendidos.
“Recebemos a denúncia de que pessoas estavam invadindo a área privada para explorar a madeira que não deveria ser retirada. Então fomos aos locais e encontramos o maquinário. Sem os tratores, os madeireiros não vão ter como agir como antes, além do grande prejuízo”, afirmou Ivan Moreira Jr, fiscal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Fonte: Portal Roma News