Uma operação policial cumpriu mandados em Belém contra suspeitos de golpes de aluguel. Segundo a polícia, os criminosos alugavam imóveis no litoral do Ceará, principalmente em Fortaleza, usando um site de negócios. Os clientes só percebiam o golpe quando chegavam ao local.
A primeira fase da ‘Operação Litorânea’ foi divulgada nesta sexta-feira (7) e cumpriu três mandados de buscas e apreensão. Os alvos são investigados por estelionato por meio de fraude eletrônica. Os mandados de busca e apreensão em Belém foram no bairro Cohab e no residencial Quinta dos Paricás, em Icoaraci. Não houve prisões.
As denúncias foram feitas por paraenses no nordeste do país, segundo delegado João Amorim, da Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais Praticados por Meios Cibernéticos.
“As vítimas procuraram a Delegacia de Turismo da PC do Ceará para comunicar que haviam negociado o aluguel de apartamentos no litoral do Estado, contudo ao chegar no local de destino perceberam que haviam caído em um golpe, causando transtorno e prejuízos financeiros que giravam em torno de R$ 1 mil por cada vítima, que transferiram o valor como entrada para reserva dos imóveis”, contou.
Documentos, caderno com anotações referentes aos golpes, cartões bancários em nomes de terceiros, máquinas de cartões de crédito e chips de celulares foram apreendidos. O material será periciado e as investigações continuam para identificar os responsáveis.
Dicas para evitar golpes
Segundo a delegada Vanessa Lee, titular da Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC) da PCPA, é importante procurar saber sobre o imóvel antes de fechar o aluguel. Veja as dicas:
“Orientamos a população que atentem para ofertas de valores abaixo do mercado e promoções repentinas;
o ideal é fazer contato com estabelecimentos próximo ao local de desejo de aluguel e levantar informações sobre o imóvel;
outra dica importante é celebrar contrato para garantir a segurança jurídica e obter maior quantidade de informações sobre a proposta de aluguel”, pontuou.
Fonte: G1 Pará