O furto de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, é uma prática ilegal que consiste em desviar eletricidade diretamente da rede elétrica, sem o devido registro ou pagamento dos consumos. Esse tipo de atividade clandestina é um problema enfrentado em muitos países, acarretando prejuízos tanto para as trabalhadoras de energia quanto para a sociedade como um todo.
O furto de energia causa grandes prejuízos às concessionárias de energia, que precisam arcar com os custos do fornecimento não faturado. Esse cenário acaba sendo repassado aos consumidores regulares, que pagam mais caro pela energia elétrica devido ao aumento dos custos operacionais das empresas.
A equipe da Polícia Civil junto com a Polícia Científica, em conjunto com a concessionária de energia Equatorial Pará constatou infrações nos endereços onde ocorreram as diligências.
NOTA
Equatorial energia informa que tem um plano de combate às perdas energéticas e para isso mobiliza equipes exclusivas para este tipo de ação, que fazem fiscalização em todo o estado. Além disso, o trabalho também é realizado com base em denúncias da população, que podem ser feitas por meio dos canais de atendimento, como aplicativo, site e Central de Atendimento por meio do número 0800 091 0196.
Prejuízos
A Equatorial Pará informa que ligações clandestinas de energia elétrica além de serem crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, podem gerar diversos prejuízos à sociedade como interrupção no fornecimento e oscilações no nível de tensão, além de causar acidentes graves e fatais como curtos-circuitos e morte por eletrocussão.