Search
Close this search box.

Operação Fênix: Homem é preso acusado de provocar incêndio criminoso na zona rural de Vitória do Xingu, PA

Continua após a publicidade

Uma operação conjunta entre o Corpo de Bombeiros de Altamira (9º GBM) e o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) resultou, na tarde desta segunda-feira, 11 de novembro, na identificação e prisão de um homem, cujo nome não foi divulgado, suspeito de provocar um incêndio criminoso em uma propriedade privada na zona rural de Vitória do Xingu, sudoeste do Pará.

Durante a ação, os militares flagraram um foco de incêndio em vegetação. Ao serem abordados, um dos suspeitos conseguiu fugir, abandonando uma caminhonete com aproximadamente 600 litros de combustível, supostamente destinado a alimentar as chamas na área.

Após controlar o fogo na propriedade, os Bombeiros encaminharam o suspeito e o veículo apreendido à Delegacia de Polícia de Altamira para os procedimentos legais. Ele responderá por crimes ambientais, em conformidade com as medidas de combate a queimadas ilegais intensificadas pelo Estado.

A equipe intensificou o monitoramento dos focos de incêndio na região do Xingu devido ao aumento recente de queimadas ilegais.

A “Operação Fênix”, que conta com o apoio aéreo do GRAESP, reafirma o compromisso das autoridades locais na contenção dos incêndios e preservação do meio ambiente na região do Xingu. A ação ocorre em meio ao decreto de emergência ambiental do governo do Pará, em vigor desde 27 de agosto de 2024, que proíbe, por 180 dias úteis, qualquer permissão ou uso de fogo para limpeza e manejo de áreas em todo o estado, como resposta ao agravamento das queimadas que têm devastado a região.

A Voz do Xingu (com informações do 9º GBM de Altamira).

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *