A Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão de Combate a Crimes Cibernéticos, deflagrou nesta sexta-feira (13.fev.2026) a operação “Mendacium”, com apoio da Polícia Civil do Amapá, para investigar crimes de estelionato eletrônico e associação criminosa ligados ao golpe do “falso intermediário” na venda de veículos pelo Marketplace do Facebook e WhatsApp.
Foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão no Amapá. Segundo as investigações, o grupo utilizava anúncios reais de veículos e simulava intermediações legítimas para enganar vítimas, que transferiam valores via Pix para contas de terceiros, com posterior repasse aos demais integrantes da organização.
De acordo com a delegada Vanessa Lee, titular da Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos, a análise de dados bancários revelou movimentações fracionadas e vínculos entre os investigados, que também são citados em outras apurações semelhantes. Os materiais apreendidos serão submetidos à perícia técnica. A operação reforça a cooperação interestadual no combate aos crimes praticados no ambiente digital.






















