Menu

Operação Monte Cristo III combate pesca predatória na zona rural de Rurópolis

Duas malhadeiras foram apreendidas e dois pescadores que atuavam ilegalmente na região foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

Operação Monte Cristo III foi deflagrada na madrugada desta terça-feira (7) na zona rural de Rurópolis, sudoeste do Pará, pela Polícia Civil, Ibama e Semma. Palco de conflitos agrários nos anos de 2019 e 2020, a comunidade Monte Cristo foi novamente alvo de investigações da Polícia Civil de Rurópolis, Placas e Itaituba, com apoio de outros órgãos ambientais.

Uma denúncia anônima, apontava que no local haviam pescadores irregulares, com prática de pesca predatória na região. O caso foi relatado à autoridade policial no dia 2 de junho de 2022.

Diante disso, a Polícia Civil com o apoio de agentes do Ibama e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do município de Rurópolis, iniciaram as investigações. A equipe seguiu para a comunidade em uma embarcação.

Durante a ação na comunidade, sentido a Vila de Fordlândia, a equipe avistou o primeiro pescador irregular, utilizando uma ‘malha’, objeto proibido. Ele foi identificado como Hilario Quebing, 43 anos, natural de Capanema e residente na cidade de Itaituba.

Policiais e agentes de fiscalização do Ibama e Semma que participaram da Operação Monte Cisto III — Foto: Divulgação

Policiais e agentes de fiscalização do Ibama e Semma que participaram da Operação Monte Cisto III — Foto: Divulgação

Foi aplicada uma multa de R$ 3.080,00 e a malhadeira de 110 metros foi apreendida pelos agentes. Ele foi encaminhado a delegacia de polícia civil para prestar esclarecimentos.

Em seguida, outro pescador irregular foi localizado nas proximidades da Comunidade de Brasília Legal, município de Aveiro. William Silva Sead estava utilizando uma malhadeira de aproximadamente 150 metros. Ele também foi encaminhado a delegacia para prestar depoimento.

Nos anos de 2019 e 2020, durante uma operação na comunidade Monte Cristo, diversas pessoas presas portando arma de fogo e munições.

No mês que celebra o dia do meio ambiente, essa é a primeira operação policial deflagrada de forma integrada em defesa do meio ambiente. De acordo com a equipe, a operação alcançou 100% de êxito, autuando os pescadores ilegais que prejudicam a pesca e consumo da população ribeirinha, além de apreender todo material ilegal.

Fonte: G1 Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.