Uma operação das polícias Civil e Militar do Pará prendeu um cacique do povo Tembé nesta quinta-feira (29 de fevereiro) em Acará, no nordeste do estado.
A liderança deve responder por posse ilegal de armas, segundo a Polícia. Os policiais apreenderam uma submetralhadora calibre .40 artesanal e dois coletes balísticos dentro da fazenda ocupada pelos indígenas.
Um advogado de defesa afirmou que os indígenas não eram alvo da operação, mas a prisão ocorreu por conta da arma que foi encontrada no local, deixada por outro grupo que antes ocupava a área. Ainda segundo o advogado, o indígena obteve direito à liberdade condicionada à fiança.
Operação
A operação “Solimões” ocorreu na fazenda de mesmo nome, na zona rural do município. Foram onze viaturas, com 44 policiais civis e militares que saíram por volta das 5h30 em cumprimento a três mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz de Acará.
Os mandados foram expedidos no âmbito de uma investigação sobre porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa, homicídio e tráfico de drogas. Os endereços alvo foram a fazenda Solimões, no ramal da comunidade Ipitinga, e em uma gleba nas proximidades da comunidade do Nazaré do Baixo.
Na fazenda, os policiais encontraram cerca de 15 indígenas Tembé, incluindo mulheres e crianças. Ao realizar buscas, os policiais encontraram dentro de um barraco a arma de fogo e os coletes.
O homem que se apresentou como cacique foi preso em flagrante e levado para a Delegacia de Abaetetuba – município vizinho.
Submetralhadora encontrada na operação ‘Solimões’ no Pará. — Foto: Reprodução / PC-PA
A Polícia informou que as investigações devem continuar a fim de apurar se há envolvidos no crime. Informações que possam ajudar nas investigações devem ser encaminhadas ao Disque-Denúncia, pelo número 181, ou pelo WhatsApp (91) 98115-9181.
Fonte: G1 Pará