As operações de fiscalização realizadas de forma conjunta por órgãos de saúde e segurança pública no município de Rurópolis, sudoeste do Pará, desde o fim de semana até a manhã desta quarta-feira (2) foram consideradas exitosas pelas equipes envolvidas. Não houvem nenhum registro de desobediências às normas sanitárias impostas pelos decretos estadual e municipal de enfrentamento à pandemia de Covid-19.
As forças de segurança pública e vigilância sanitária atuaram sob supervisão da Secretaria de Saúde de Rurópolis em vários pontos na cidade. A 17ª Companhia Independente da Polícia Militar (17ª CIPM) atuou sob o comando do Capitão Manoel Vieira com foco no policiamento ostensivo.
Já a Polícia Civil sob o comando do delegado Ariosnaldo Vital Filho, esteve de plantão para o atendimento de qualquer eventualidade acerca da violação das normas voltadas à saúde e segurança, a fim de dar cumprimento às recomendações do Ministério Público. Segundo o delegado, até o início da manhã de hoje não houve nenhum registro de desobediência ou violação às normas sanitárias que necessitassem de instauração de inquérito policial.
A polícia informou ainda que a população contribuiu para o bom andamento dos serviços nesse período do carnaval, assim como os donos de bares, distribuidoras e restaurantes, obedecendo os horários de funcionamento para atendimento da clientela de forma presencial e delivery.
Fonte: G1 Santarém