O comerciante Antônio de Oliveira Pinheiro, de 65 anos, está internado no Hospital Geral de Altamira (HGA) à espera de uma transferência urgente para o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) ou para outra unidade hospitalar do Estado que disponha de atendimento de alta complexidade.
Conforme o laudo médico, Antônio apresenta insuficiência cardíaca, condição em que o coração não consegue bombear sangue de forma adequada, e insuficiência respiratória aguda grave, que provoca extrema dificuldade para respirar.
Apesar da gravidade do quadro, a família relata que o pedido de transferência ainda não foi autorizado pelos órgãos responsáveis.
O portal A Voz do Xingu encaminhou um e-mail à Assessoria de Comunicação do Hospital Regional e à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para obter esclarecimentos sobre a situação. Em nota, a Sespa informou o seguinte:
A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) esclarece que o paciente está cadastrado no Sistema Estadual de Regulação e está sendo acompanhado pela equipe estadual para viabilização de um leito. Apesar de o perfil de atendimento ser de gestão municipal, a Sespa monitora a assistência ao paciente por meio da rede estadual.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu
























