Pacientes e servidores da Santa Casa denunciam quase 60 casos de sarampo no hospital

Continua após a publicidade

NotíciasRelacionadas

O hospital da Fundação Santa de Misericórdia do Pará é um dos 11 selecionados para atender casos suspeitos de coronavírus no Pará. Porém, familiares de pacientes internados no local denunciam que as pessoas estão sendo contaminadas por sarampo nas alas da maternidade, pediatria e até no berçário da instituição.
A falta de controle da doença nas alas da Santa de Misericórdia do Pará deixaram temerosos, além dos doentes e familiares, os profissionais de saúde que trabalham no local.
Alguns funcionários confirmaram que há inúmeros casos de sarampo na Santa Casa. Para se ter uma ideia da situação, já se contabiliza um caso por dia no hospital.
Do dia 1º de janeiro deste ano até a quarta-feira, 26, o Laboratório Central (Lacen) recebeu 170 registros de casos de sarampo na Santa Casa do Pará. Para cada paciente, o laboratório colhe três amostras biológicas ( urina, swab de nado/orofaringe e sangue).
O resultado foi uma média de 57 pacientes da Santa Casa positivos de sarampo em 57 dias deste ano de 2020. Esses números ainda não contabilizam as amostras que ainda não foram enviados para o Lacen, contam os funcionários.
Além de crianças e até bebês, há casos de muitas grávidas internadas e que foram contaminadas com sarampo na Santa Casa. A situação é tão grave, que os servidores temem que o isolamento necessário para tratamento em casos de suspeita pelo coronavírus não seja controlado no local.
Somente no último sábado, 22, os funcionários asseguram que foram registrados três casos de suspeita de sarampo e um de H1N1. Outras pessoas com suspeitas de sarampo, que ainda tinham chances de dar negativo foram liberadas. Mas, eles afirmam que o problema é que os casos podem estar no início, por isso, teriam que ser acompanhados.
O último resultado positivo ocorreu na quinta-feira, 27, em uma criança internada com apenas quatro meses. Felizmente, até ontem, não havia nenhum registro de óbito por sarampo na Santa Casa do Pará.
A Fundação Santa Casa do Pará informou que de janeiro a 27 de fevereiro deste ano, recebeu 39 pacientes com suspeita de sarampo, no hospital. Destes, quatro casos foram confirmados. Não houve nenhum caso de transmissão intra-hospitalar.
Entre as medidas adotadas para controlar a doença, estão os isolamentos dos pacientes para casos suspeitos, o bloqueio vacinal e de imunoglobulina humana para pacientes, acompanhantes e equipe de saúde. A Fundação esclareceu ainda que os atendimentos para a doença não interferem nos fluxos estabelecidos para pacientes suspeitos de Covid 19.
Fonte: Portal Roma News

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você não pode copiar conteúdo desta página