Search
Close this search box.

Para evitar incidentes com fios elétricos, concessionária orienta sobre plantio e podas de árvores

A concessionária é responsável apenas pela poda de árvores dentro do próprio processo de manutenção preventiva da rede elétrica.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

É do conhecimento de todos a importância das áreas verdes das cidades, já que as árvores contribuem significativamente para a diminuição da temperatura (conforto térmico) e para qualidade do ar. Entretanto, para evitar incidentes com a fiação elétrica, é necessário o planejamento no momento do plantio e manutenção da vegetação.

Por isso, a Equatorial Energia Pará preparou algumas orientações para que todo o processo, inclusive o serviço de podas, seja feito de forma segura e sem causar interrupção no fornecimento de energia.

A responsabilidade pela fiscalização do plantio correto e podas preventivas é das prefeituras de cada município, são elas quem devem ser acionadas pela população quando houver necessidade de poda de árvores em espaço público ou para fazer denúncia de plantio irregular. Cabe ainda aos órgãos ambientais municipais auxiliarem na escolha da espécie mais adequada para determinada localidade, e também orientar sobre as regras de cada cidade.

Caso a prefeitura identifique que não é possível realizar o serviço por questões de segurança para os colaboradores e/ou população, por causa de galhos localizados próximos a rede elétrica, deve comunicar a concessionária para que uma equipe seja enviada para dar apoio na execução da poda.

A concessionária é responsável apenas pela poda de árvores dentro do próprio processo de manutenção preventiva da rede elétrica, mas não atende a solicitações de poda de árvores de clientes, esse serviço deve ser feito por órgãos municipais.

As árvores enroscadas ou próximas à fiação podem causar transtornos como postes quebrados, casos de curtos-circuitos e incêndios. Acontecimentos que oferecem risco à segurança da população, além de causar suspensão no fornecimento, oscilação da energia e até queima de equipamentos.

Confira as dicas

  1. Antes de plantar um vegetal é preciso avaliar o espaço e a espécie adequada de acordo com o normativo de cada município;
  2. As árvores, especialmente as de médio porte, devem ser plantadas em calçadas opostas a fiação de energia;
  3. Árvores de grande porte só devem ser utilizadas na arborização de praças, bosques, parques, grandes canteiros e espaços abertos, sendo observada a distância em relação a rede elétrica;
  4. É preciso conhecer previamente a planta para saber a necessidade e o momento da poda, assim como que partes devem ser aparadas;
  5. A responsabilidade da poda em residências e propriedades particulares são do proprietário e não deve ser realizada em dias de chuva, já que o tronco e folhas molhadas oferecem risco de acidentes;
  6. Em espaços públicos, a poda deve ser solicitada à prefeitura.

Fonte: G1 Santarém

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *