Menu

Pará já registra 17 mil casos de malária em 2019

Continua após a publicidade

Em 2019, mais de 17 mil casos de malária foram registrados no Estado. As regiões mais atingidas são as do Baixo Tocantins, Marajó II e Tapajós. Para assegurar cada vez a redução de casos, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou na última terça-feira, 27, e na quarta, 28, a 10ª Avaliação do Programa de Controle da Malária no Estado do Pará, no Hotel Beira Rio, em Belém.

O balanço realizado teve como finalidade avaliar e mensurar as ações realizadas pelos municípios prioritários e ajustar algumas ações conjuntas. Segundo o coordenador estadual de Controle da Malária, Cláudio Cardoso, o encontro também teve como finalidade “mostrar o que deu certo em alguns municípios, e o que não funcionou em outros, e divulgar o Plano de Eliminação da Malária nas Américas, instituído pelo Ministério da Saúde”.

O coordenador, informou ainda que o índice de casos de doença no estado apresentou, até agora, uma redução de 37% em relação ao mesmo período do ano passado, e que o cenário atual significa uma melhoria importante, já que nos últimos dois anos houve um aumento consecutivo de casos de malária, mas em contrapartida no final de 2018 os casos começaram a ser contidos.

O diretor de Controle de Endemias da Sespa, Jorge Andrade, informou que o órgão trabalha junto aos municípios com apoio à estruturação dos serviços locais de saúde, diagnóstico e, se for o caso, tratamento; Testes rápidos; controle seletivo de vetores e trabalhos de pesquisa em parceria com o Laboratório Central do Estado e Instituto Evandro Chagas (IEC).

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.