Pará lidera as projeções nacionais para a produção cacaueira e da mandioca em 2022

O levantamento do IBGE, acompanhado pela Sedap, mostra que o Pará ocupa a primeira colocação no cenário nacional com as culturas do cacau e da mandioca

Foto: A Voz do Xingu
Foto: A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

A primeira edição do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de 2022 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostra que o cacau e a mandioca continuam sendo as duas culturas do estado com as melhores projeções para este ano. Elaborado em nível local pelo Núcleo de Planejamento e Assessoria Técnica e Estatística da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), o estudo mostra que o Pará ocupa a primeira colocação no cenário nacional de produção cacaueira com representatividade de 50,68% da produção brasileira. A mandioca também ocupa o topo do ranking com uma representatividade de 22,47%.

O LSPA é uma pesquisa de previsão e acompanhamento mensal das safras, com estimativas de produção, rendimento médio e áreas plantadas e colhidas, desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita, de cada cultura investigada. O estatístico responsável pelo estudo no Pará, João Ulisses Barata da Silva, explica que as principais culturas do Pará com relevância em nível nacional e que são contempladas pelo LSPA /IBGE são: arroz, banana, cacau, castanha-de-caju, laranja, mandioca, milho, soja e sorgo. Segundo o especialista, são informações preliminares, mas que já servem de parâmetro para o produtor local, no acompanhamento das safras das culturas abrangidas pela pesquisa.

NotíciasRelacionadas

Pará tem rendimento médio de cacau superior ao do PaísA coordenadora do Nuplan, Maria de Lourdes Minssen, ressaltou que a Sedap disponibiliza mensalmente na sua página eletrônica, os links com o levantamento mensal dos desempenhos previstos para essas culturas. O cacau e a mandioca, explicou a coordenadora, se mantêm como os dois produtos com o melhor desempenho. O rendimento médio do cacau por hectare produzido no Pará é maior até que o nacional. Enquanto no Brasil a projeção de janeiro é de 469 quilos por hectare, no Pará ela é de 948 kg/ha. O levantamento projetado mostra, ainda, que o Pará tem uma liderança absoluta entre os estados da região Norte com uma produção cacaueira de 95,93%.

Já com relação à mandioca, segundo o LSPA, a produção paraense representa aproximadamente 62,94% da produção da região Norte ficando, portanto, em primeiro lugar no ranking regional, com um volume de 4.051.783 toneladas, segundo as projeções para o ano de 2022.

A Síntese Agrícola de Produção de janeiro, deste ano, pode ser conferida na íntegra através do site da Sedap www.sedap.pa.gov.br.

Fonte: Agência Pará

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você não pode copiar conteúdo desta página