Search
Close this search box.

Pará lidera o desmatamento na Amazônia

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

O desmatamento na Amazônia Legal teve um aumento de 88% em comparação com o mesmo período de 2018. Os dados mostram que 920,4 km² de florestas foram desmatadas. O estado do Pará lidera o ranking com a maior área desmatada chegando a 13,9km, cerca de 38,89% da Amazônia Legal.

A pesquisa está disponível no Terra Brasilis do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O território da Amazônia Legal desmatado chegou a 769 km² entre 1º e 28 de junho, mas no último domingo, 30, mais de 150km² de floresta foram destruídos.

Em 2004, em resposta à pressão da opinião pública, o Governo do Brasil lançou um plano ambicioso para combater o problema. Entre as medidas executadas destacam-se a criação de quase meio milhão de quilômetros quadrados de Unidades de Conservação, a melhoria significativa da fiscalização e a suspensão do crédito rural para produtores rurais desmatadores.

Em 2009, durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP15), o Brasil se comprometeu a reduzir as taxas anuais em 80% até 2020, quando o desmatamento deve ficar em torno de 3 mil quilômetros quadrados anuais. Cresce, porém, a pressão da opinião pública, ONGs e lideranças políticas em defesa de uma meta mais ambiciosa: desmatamento zero em 2020. O Estado do Pará saiu na frente e anunciou um compromisso com essa meta na Rio+20 em 2012.

Portal roma News

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *