Pará Pet atenderá por mês 3 mil cães e gatos para castração; saiba como vai funcionar

De 2020 para 2021 houve uma redução de 60% nos casos de maus-tratos a animais no Pará

Emanuele Corrêa / O Liberal
Emanuele Corrêa / O Liberal
Continua após a publicidade

No Pará, somente em 2021, 19 casos de maus-tratos a animais com resultado em morte foram registrados pela Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), da Polícia Civil (PC). Em relação a 2020, houve uma redução de 60%, quando os dados apontavam para 79 casos, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Com o objetivo de reduzir esses números, proporcionar dignidade aos pets e auxiliar as famílias em vulnerabilidade social, o Governo do Estado do Pará lançou nesta segunda (14) Dia Nacional dos Animais, o programa Pará Pet, vinculado à Fundação ParáPaz.

“Nós temos que ter a sensibilidade e compreensão que cada vez mais as famílias do nosso estado têm um pet. Um cachorro, um gato. O governo do estado se soma a tantos projetos belos de iniciativa da sociedade civil, que fazem disso uma causa”, defende Helder Barbalho.

NotíciasRelacionadas

“Fazer iniciativas que cuidam desses pets, porque eles fazem parte das nossas famílias. Lançar e já efetivar essa ação tão ampla que representa o projeto de castração itinerante do Norte do Brasil, com 3 mil castrações por mês e inédita no Estado do Pará. Onde tiver uma demanda estaremos para cuidar desses pets”, afirmou o governador.

O programa se torna o maior da região Norte do país e inédito no estado do Pará ao oferecer 3 mil cirurgias de castração a cães e gatos. O Castramóvel percorrerá os bairros de Belém e, dependendo da demanda, outros municípios paraenses.

Como vai funcionar o Pará Pet?

Alberto Teixeira, presidente da Fundação ParáPaz explica que a partir de agora todas as informações referentes ao cadastro no programa serão disponibilizadas nas redes sociais da Fundação e do Governo e que após atender aos critérios estipulados, o castramóvel começará a percorrer os bairros e municípios paraenses.

“Temos um programa itinerante, mas é preciso fazer um pré-cadastro, vamos divulgar nas nossas redes sociais. É necessário fazer uma análise de saúde deste pet, para saber se estão aptos ao procedimento. Após analisar esses documentos, verificar as demandas por bairro ou município e deslocar a nossa unidade”, explicou.

“Queremos levar esse serviço aos tutores de baixa renda, que não podem arcar com os custos do procedimento. Sabemos que a maioria desses animais tem um período gestacional curto e por consequência, tem uma procriação grande. O controle populacional desses animais irá diminuir os casos de violência animal, maus-tratos, zoonoses e com repercussão positiva no meio social e saúde pública”, A cadelinha "malhadinha" foi adotada pelo Batalhão do Palácio do Despacho e se tornou "Funcionária Pet" da Casa Civil.

A cadelinha “malhadinha” foi adotada pelo Batalhão do Palácio do Despacho e se tornou “Funcionária Pet” da Casa Civil. (Emanuele Corrêa / O Liberal)

Presenças ilustres na Casa Civil

A primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, também esteve presente com os sete pets da família Barbalho. O deputado estadual Igor Normando e representantes da causa animal, também estavam acompanhados dos seus respectivos pets. Foi apresentada pelo Batalhão da Guarda do Palácio do Despacho a cadelinha “Malhadinha” que foi adotada como “funcionária” e além de uniforme, também tem crachá funcional.

Lançamento do Programa Pará Pet

Lançamento do Programa Pará Pet (Emanuele Corrêa / O Liberal)

“Frida” e o “Piratinha” assinaram com seus respectivos tutores, Igor Normando e Helder Barbalho o lançamento do programa que atenderá 3 mil cachorros e gatos com o serviço de castração móvel. Além de Belém, outros municípios também receberão o serviço que será feito por meio de agendamento, após inscrição no programa.

Em caso de maus-tratos, o Estado atua por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar e por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), da Polícia Civil, recebendo denúncias. 

Fonte: O Liberal

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

RelatedPosts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página