Menu

Pará precisa qualificar mais de 189 mil trabalhadores em profissões industriais até 2023

Continua após a publicidade

O estado do Pará terá de qualificar 189.622 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

De acordo com o gerente executivo de educação profissional do SENAI no estado, Davis Siqueira, os setores que mais vão demandar mão de obra qualificada no estado são os de energia, metalmecânica e construção civil.

Siqueira entende também que a capacitação dos jovens locais pode ajudar na inserção no mercado de trabalho e lembra ainda dos desafios que devem ser enfrentados com as recentes demandas tecnológicas.

“Quando você traz o contexto da Indústria 4.0, você tem alguns cursos de inteligência artificial, de Big Data, robótica que são interessantes para essas áreas dos segmentos industriais, que acredito que trarão grandes contratações futuras”, declarou o gestor do SENAI.

Qualificação profissional

O Mapa do Trabalho Industrial mostra que entre as ocupações que exigem cursos de qualificação e que mais vão demandar profissionais capacitados, estão as de mecânicos de manutenção de máquinas industriais (5.959); e eletricistas de manutenção eletroeletrônica (3.939).

Já a demanda por capacitação de profissionais com formação técnica no Pará será maior nas áreas transversais, energia e telecomunicações, metalmecânica, construção e eletroeletrônica. Profissionais com qualificação transversal trabalham em qualquer segmento, como técnicos em eletrotécnica e técnicos de controle da produção.

Com informações da Agência do Rádio Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.