O avanço da vacinação foi um dos fatores que permitiu aos municípios paraenses flexibilizarem as medidas de enfrentamento à covid-19, como, por exemplo, desobrigar o uso de máscaras em ambientes abertos. Até ontem (26), 91,76% da população paraense já recebeu a primeira dose da vacina e 86,79% já completou o esquema vacinal com pelo menos duas doses. Por outro lado, em alguns municípios segue em baixa, na contramão do restante do Estado.
No Pará, vinte cidades não imunizaram nem 40% de suas populações vacináveis. Jacareacanga, no sudoeste do Estado, apresenta o pior índice da cobertura vacinal. Aplicou, até o momento, somente 10,41% das doses que foram enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pelo Governo do Estado para o município, que tem 42.083 pessoas com idade vacinável contra a covid-19.
Analisando os números por doses aplicadas, Jacareacanga tem apenas 12,83% de seus habitantes com a 1ª dose. Até ontem, somente 8,68% dos moradores receberam duas doses. Os dados são da plataforma Vacinômetro, gerenciada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública.
O segundo município paraense com o pior índice de vacinação é São Félix do Xingu, também no sudoeste do Estado, que aplicou somente 20,81% das 134.910 doses que foram distribuídas para a cidade. Santana do Araguaia, no Sul do Pará, vem na sequência, com 21,08% dos imunizantes repassados aplicadas na população. O município recebeu 70.612 doses de vacina contra o coronavírus.
OUTRO LADO
Por outro lado, o município paraense que apresenta o melhor índice de vacinação é Canaã dos Carajás, no sul do Estado. Por lá, 97.356 imunizantes foram aplicados e a cidade recebeu, até agora, 103.491 doses.
Dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Belém, Benevides e Santa Bárbara do Pará aparecem entre as 20 cidades com melhor índice de aplicação de doses da anti-covid-19, além da capital.
Fonte: DOL