A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, sobre a Percepção do estado de saúde, estilos de vida, doenças crônicas e saúde bucal divulgado nesta quarta-feira, 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou o Pará como o segundo melhor estado da região Norte no quesito pessoas não fumantes.
O levantamento também inclui dados sobre hábitos alimentares, atividade física, diabetes e depressão, e foi realizado em convênio com o Ministério da Saúde.
Segundo a pesquisa, em 2019, no Pará, cerca de 440 mil pessoas, cerca de 7,4% da população, acima de 18 anos de idade eram fumantes diários de tabaco. O número é abaixo da porcentagem brasileira de fumantes, que corresponde a 11,3%.
O estado foi classificado como 2º melhor colocado na Região Norte, perdendo apenas para o amapá com 7% de fumantes na população. Já os piores colocados foram Acre, 12,5% e Tocantins 11,3%.
O levantamento também mostrou que aqui, a maior incidência de fumantes está entre pessoas do sexo masculino. Em 2019, a quantidade de fumantes homens era de 299 mil pessoas, e de fumantes mulheres, 141 mil pessoas.
A pesquisa também indicava que a quantidade de fumantes estava relacionada com o nível de instrução da população. Pelo menos 269 mil fumantes (11,3%) não tinham instrução ou possuíam o nível fundamental incompleto, e 177 mil fumantes (7,2%) não tinham o fundamental completo ou não possuíam o nível médio completo.
Fonte: IBGE