O número de candidatos que se declaram indígenas cresceu 77% nos últimos quatros anos no Pará, segundo levantamento do G1 feito com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eram 61 na última eleição, em 2016; agora, são 108. O índice supera a média nacional, que registrou alta de 29%.
Os indígenas respondem por 0,40% do total de candidatos no Brasil, mesmo percentual observado na população brasileira, segundo o último Censo do IBGE.
O Amazonas concentra o maior número de candidatos indígenas. São 498, uma alta de 40% em relação à última eleição. O município líder em candidaturas indígenas também fica no estado do Norte do país: São Gabriel da Cachoeira, com 129 candidatos.
Quando analisado desempenho eleitoral, os candidatos que se declaram indígenas registraram o segundo pior índice de sucesso eleitoral em 2016, atrás apenas dos que se declaram pretos. Ao todo, 184 candidatos indígenas que disputaram a última eleição foram eleitos, ou 10,7% do total.
Em questão de partidos, o PT tem o maior número de indígenas nesta eleição: 264, o equivalente a 0,8% dos candidatos da legenda. Já o PSTU é o que tem o maior percentual em relação ao total de candidatos. São sete registros, o que representa 3,4% do total.
Fonte: G1