Search
Close this search box.

Pará tem ensino médio acima da média nacional no Ideb e não alcança metas no ensino fundamental

Dados do Ideb foram divulgados nesta quarta-feira, 14, pelo Ministério da Educação.

Estudantes de escola pública no Pará. — Foto: Reprodução / Agência Pará
Estudantes de escola pública no Pará. — Foto: Reprodução / Agência Pará
Continua após a publicidade

O Pará obteve resultado acima da média nacional do ensino médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023. O estado teve nota de 4,4 no nível de ensino, comparado a 4,3 alcançado nacionalmente.

Já nos anos iniciais e finais do ensino fundamental o estado obteve resultado abaixo da média.

Foi 5,1 nos primeiros anos, e a média nacional ficou em 6; e 4,4 nos anos finais, quando a média alcançou 5. Ambas as médias não alcançaram as metas – 6 e 5,5, respectivamente.

Os dados apresentados são relativos a 2023 e foram divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação.

É a primeira avaliação nacional em larga escala que acontece após a pandemia de Covid-19 (a edição de 2021 teve menor adesão, por causa do fechamento das escolas).

Veja as notas do Pará

Anos iniciais do ensino fundamental:

Pará: 5,1

Média nacional: 6

Meta: 6

Anos finais do ensino fundamental:

Pará: 4,4

Média nacional: 5

Meta: 5,5

Ensino médio:

Pará: 4,4

Média nacional: 4,3

Meta: 5,2

O que compõe o Ideb?

O índice cruza duas informações e apresenta resultados em uma escala que vai de 1 a 10:

  • taxa de aprovação/fluxo escolar (a porcentagem de alunos que não repetiram de ano em uma escola ou rede de ensino);
  • notas do Saeb, uma prova de português e de matemática feita por alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e por estudantes do 3º do ensino médio. No caso do 9º ano, para uma amostra específica, houve também questões de ciências da natureza e ciências humanas.

Como o Ideb é calculado?

O cálculo do Ideb obedece a seguinte fórmula: os resultados dos testes de Língua Portuguesa e Matemática são padronizados em uma escala de 0 a 10. Depois, a média dessas duas notas é multiplicada pela média das taxas de aprovação das séries de cada etapa avaliada (anos iniciais, anos finais e ensino médio), que variam de zero a 100.

Exemplo: numa escola com desempenho no Saeb igual a 6 e taxa de aprovação de 90%, (0,90), o Ideb é igual a 6 vezes 0,9 = 5,4.

Nesta quarta-feira, o governador do Pará Helder Barbalho (MDB) comemorou os índices do ensino médio no estado, e reconheceu que algumas cidades e escolas ainda precisam melhorar. “Tem muito para ser feito, muitas escolas ainda precisam ser reconstruídas, muitos investimentos ainda precisam ser feitos”.

“Este é o momento de olharmos os dados para visualizar quais as escolas não acompanharam esse crescimento. Não tivemos um resultado nas escolas do ensino fundamental, que são majoritariamente municipais. Agora é hora de mobilizar cada cidade, cada escola municipal, para este mesmo movimento a fim de que, de maneira continuada, desde o ensino fundamental até o ensino médio, colocar o Pará num nível de qualidade da educação que todos merecem”.

Fonte: G1 Pará

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *