Muitos estudantes estão ansiosos para o próximo domingo, 3, já que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado neste dia e 10 de novembro. Um paraense de 17 anos, que tem o sonho de cursar direito na Universidade Federal do Pará (UFPA), garantiu na Justiça Federal a possibilidade de fazer a prova hospitalizado, já que possui uma doença crônica chamada Cisto Pilonidal e Fistulectomia, que o impede de ficar sentado por várias horas seguidas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi acionado pelos pais do adolescente para que ele fizesse a prova hospitalizado, mas não houve decisão administrativa, fazendo com que a família do estudante recorresse à Justiça para conseguir, por meio de uma liminar, que ele realize a prova em um hospital particular onde está internado.
A decisão da Justiça Federal saiu na quarta-feira, 30, três dias antes da primeira prova, garantindo que o estudante faça a prova no quarto onde está hospitalizado, acompanhado por um fiscal do Inep.
A prova
Nesse primeiro domingo o candidato fará a prova de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação. A duração é de cinco horas e meia.
Já no segundo domingo, terá que fazer as provas de Matemática e Ciências da Natureza. A duração é de quatro horas e meia.
Cada prova objetiva possui 45 questões de múltipla escolha. Elas são desenvolvidas para testar a proficiência do candidato em diferentes níveis de conhecimento do ensino médio.