Ofertar orientações sobre empreendedorismo a moradores dos cinco novos bairros de Altamira, no sudoeste paraense. Esse é o objetivo do atendimento itinerante do Sebrae no Pará que ocorre desde o último dia 31 de janeiro e segue até amanhã (4), nos bairros Água Azul, Casa Nova, Jatobá, Laranjeiras e São Joaquim, construídos pela Norte Energia, empresa privada e concessionária da UHE Belo Monte. A ação itinerante, inédita no município, é fruto de parceria firmada entre a empresa e a instituição.
Entre os serviços oferecidos gratuitamente na Unidade Móvel do Sebrae estão orientações de gestão para Pessoas Físicas e Jurídicas, empreendedores ou prestadores de serviços; abertura e fechamento de negócios; regularização de atividade e apoio para gestão financeira e econômica, entre outros encaminhamentos necessários para quem já é ou quer se tornar um empreendedor.
Para a confeiteira Maria Vanderléia Miranda, de 53 anos, a iniciativa traz mais conhecimento. Moradora do bairro Casa Nova, ela já frequentou o curso de panificação do Belo Monte Comunidade, projeto de responsabilidade social da Norte Energia e pretende expandir sua venda de pães e bolos. “Muitas vezes as pessoas se acomodam, mas vindo ao nosso bairro fica mais fácil. Agradeço a essa parceria da empresa com o Sebrae. Aproveitei para tirar dúvidas sobre como abrir uma microempresa, pois quero crescer”, contou.
A iniciativa é desenvolvida no âmbito do Projeto de Reparação Urbana, que integra o Projeto Básico Ambiental do licenciamento da UHE Belo Monte. “A partir do convênio, vamos criar oportunidades, apostando no potencial dos moradores que querem começar a empreender ou fortalecer os negócios que já possuem. A ação vem contribuir com o fomento da economia local, especialmente no período delicado de pandemia, e integra os compromissos da empresa para desenvolver de modo sustentável a região”, destacou a gerente de Projetos Socioambientais da Norte Energia, Núbia Morais.
“Nesse momento, os moradores buscam, principalmente, informações para formalizar seus negócios e conhecer seus direitos e obrigações. A finalidade desse convênio é justamente essa: identificar esses empreendedores e ofertar soluções fundamentais para fortalecê-los”, explicou Diocleciano Vaz, gerente regional do Sebrae na região Xingu.
A Unidade Móvel do Sebrae no Pará percorre o Estado desde 2020. Com a demanda crescente, houve a necessidade ampliar as ações e, em 2022, a instituição pretende estender o atendimento e alcançar um número maior de empreendedores.
Serviço
Os atendimentos itinerantes são realizados por profissionais do Sebrae, na Unidade Móvel da instituição, sempre das 10h às 18h, nas seguintes datas e locais:
ü 03/02 – Água Azul/ Quadra de esportes
ü 04/02 – Laranjeiras/ Quadra de esportes