Search
Close this search box.

Páscoa mais doce e recheada de conhecimento para comunidades do Médio Xingu

Norte Energia promove curso para produção de chocolate, capacitando moradores da região que desejarem empreender no período

Foto: Divulgação/Norte Energia
Foto: Divulgação/Norte Energia
Continua após a publicidade

A Páscoa será mais doce e cheia de oportunidades para moradores de Altamira. O Belo Monte Comunidade, projeto de responsabilidade social da Norte Energia, empresa privada concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, promoveu, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o curso de Chocolatier para comunidades que residem na região do Médio Xingu.

Foto: Divulgação/Norte Energia
Foto: Divulgação/Norte Energia

O curso ofereceu conhecimentos sobre o processo de produção de chocolate para ribeirinhos, indígenas e pessoas dos novos bairros de Altamira, construídos pela empresa. A capacitação abrangeu técnicas para a produção de chocolate de alta qualidade, desde a seleção do cacau, e respeitando os aromas e sabores da região do Xingu que vem ocupando relevante papel na produção de cacau no país. As etapas de seleção e fermentação das sementes, e o processo completo para a fabricação do chocolate, também foram ministradas durante o curso. O lançamento da primeira turma foi feito junto às comemorações da Páscoa, e novas turmas serão oferecidas ao longo de todo o ano.

Foto: Divulgação/Norte Energia

Para o gerente de Projetos de Sustentabilidade da Norte Energia, Thomás Sottili, a iniciativa é uma oportunidade de fortalecimento da cadeia do cacau produzido na região, agregando valor ao produto e gerando renda para as populações locais, além de impulsionar o empreendedorismo, levando mais conhecimento às pessoas que já desenvolvem atividades com o chocolate, ou desejam aprender para exercer uma fonte de renda.

“A produção de chocolate a partir do cacau da região, que possui uma diversidade de texturas e sabores, abre oportunidades de geração de renda para as pessoas que participaram do curso de chocolatier. A ação foi muito enriquecedora e disseminou técnicas e conhecimentos que agora podem ser utilizados para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das comunidades”, explicou Thomás.

Foto: Divulgação/Norte Energia

A agricultora Katyana Xipaya, moradora da região da Volta Grande do Xingu, disse que o curso foi uma oportunidade de conhecer técnicas de produção, além de aprender sobre a maneira correta de manuseio e fabricação para um chocolate de qualidade.

“E para a minha cultura, representa uma grande valorização. A gente já mexe com chocolate, de forma artesanal, e com frutas. A gente viu uma grande oportunidade, nesse curso, de associar as nossas frutas indígenas e agregar valor ao produto. Só temos a agradecer pelo curso, que faz com que tenhamos um aprimoramento melhor”, disse.

O agrônomo Petterson de Araújo também participou do curso e, para ele, a realização deste tipo de atividade é muito importante para o desenvolvimento da região. “Eu acredito muito na verticalização das bioeconomias que existem aqui na região, agregando valor à cacauicultura e outras. Esse curso foi uma parceria certeira, no sentido de atingir o alvo, que é desenvolver as nossas comunidades”, afirmou.

Para o assessor técnico sindical do Senar, Ivan Cabral, o curso só foi possível graças ao empenho das partes para entregar um conteúdo agregador aos participantes. “Estamos sempre disponíveis para levar treinamentos e cursos para a região do Médio Xingu”, afirmou Cabral, acrescentando que todos os participantes receberam certificado do curso.

Solidariedade

Acompanhando a agenda de celebração da Páscoa, a Norte Energia também realizou a entrega de chocolates para mais de 150 crianças residentes da Volta Grande do Rio Xingu. A ação ocorreu esta semana, em escolas localizadas nas regiões ribeirinhas e nos Núcleos de Comunicação da Norte Energia, instalados nas comunidades Ressaca e Rio das Pedras.

Sobre o programa

O projeto de responsabilidade social Belo Monte Comunidade é uma iniciativa da Norte Energia que contribui com a melhoria da qualidade de vida dos moradores dos cinco bairros de Altamira construídos pela empresa: Água Azul, Casa Nova, Jatobá, Laranjeiras e São Joaquim e comunidades que residem na região da Volta Grande do Xingu, oferecendo ações de cidadania, saúde, esporte, lazer, alimentação saudável e geração de renda para milhares de pessoas, criando oportunidades e levando representatividade para a população do Médio Xingu.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *