Search
Close this search box.

Passagens ficaram 30,12% mais caras nos últimos nesses

Continua após a publicidade

No começo de 2019, o valor das passagens aéreas vinha em movimento de queda em fevereiro (-16,65%). Porém, a partir dos meses de março (7,29%) e abril (5,32%), ocorreram aumentos de preços.

De acordo com pesquisa do IBGE, a Região Metropolitana de Belém teve um aumento no preço das passagens nos últimos doze meses de 30,12%, principalmente no período de alta temporada de dezembro 31,12% e os aumentos sucessivos de março  (10,84%) e abril (3,56%). Feriados e datas comemorativas costumam elevar preços, explica o instituto.

O analista de preços do IBGE, André Almeida, justifica as altas em datas onde o brasileiro costuma viajar mais. “É comum haver em períodos de férias, de feriados prolongados, movimentos de altas, enquanto que em outros meses pode haver ou movimentos de altas ou de quedas, então a gente só capta esta variação de preços”, afirma.

Além do aumento em períodos de alta temporada, outros fatores como a baixa procura e menor quantidade de aeronaves em determinadas rotas podem influenciar a dinâmica de preços nos voos. Com relação aos aumentos verificados em março e abril das passagens pela pesquisa do IBGE, um possível fator foi o desativamento de rotas da Avianca em vários estados do Brasil, incluindo o Pará.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *