Patrulhão de Combate às Queimadas percorre bairros Jardim Independente I e II, em Altamira, neste sábado (25)

Foto: Ascom/PMA - Divulgação
Foto: Ascom/PMA - Divulgação
Continua após a publicidade

Neste sábado, 25 de outubro, os bairros Jardim Independente I e II irão receber a ação de Patrulhamento de Sensibilização e Combate às Queimadas, iniciativa que integra o Programa de Combate a Queimadas Urbanas de Altamira.

O programa iniciou as atividades no dia 9 de agosto de 2025. Desde o início da iniciativa, os patrulhamentos já alcançaram 13 bairros: Mexicano, São Francisco, Viena, Cidade Nova, Jatobá, Água Azul, Casa Nova, Santa Ana, Liberdade, Bonanza, Laranjeiras, Buriti e São Joaquim.

NotíciasRelacionadas

Ao todo, 1.190 folders educativos foram distribuídos, 769 residências visitadas e 1.370 pessoas sensibilizadas.

Durante as operações, três focos de incêndio foram identificados — nos bairros Mexicano, Cidade Nova e Bonanza —, sendo dois controlados pelo Corpo de Bombeiros e um que não necessitou intervenção. Também houve uma autuação no bairro Mexicano, com encaminhamento da infratora à Delegacia Especializada em Conflitos Agrários e Crimes Ambientais.

O objetivo é prevenir e reduzir os focos de incêndio em áreas urbanas por meio de ações conjuntas de conscientização, fiscalização e atendimento imediato a ocorrências.

Durante a mobilização, equipes especializadas fazem patrulhamentos preventivos em pontos críticos, orientam moradores sobre os riscos das queimadas, distribuem materiais educativos, recebem e registram denúncias e realizam o combate imediato a focos identificados.

A operação também inclui a fiscalização de terrenos baldios e áreas de risco, com a possibilidade de autuação para casos de irregularidade.

A ação também reforça que, no Brasil, queimadas e outras infrações ambientais estão sujeitas às penalidades previstas na Lei nº 9.605/98 — a Lei de Crimes Ambientais, que prevê sanções penais e administrativas.

Qualquer pessoa pode denunciar queimadas urbanas de forma anônima pelo telefone (93) 99137-0471, da fiscalização da Semma, ou pelo 193, do Corpo de Bombeiros.

O programa de Combate às Queimadas Urbanas é realizado pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente (Semma), da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e de Articulação da Cidadania (Segmuc) e conta com o apoio da Defesa Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil.

Fonte: Ascom/PMA

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você não pode copiar conteúdo desta página