Menu

Peixes-boi resgatados em comunidades rurais passam por readaptação em água de rio

Continua após a publicidade

Quatro peixes-boi da Amazônia resgatados em áreas rurais de Santarém e cidades vizinhas, no oeste do Pará, foram transportados em embarcação na manhã desta quarta-feira (19) para a comunidade Igarapé do Costa, Rio Amazonas, onde funciona o Projeto Peixe-Boi, onde passarão pelo processo de readaptação à natureza. O projeto é da comunidade Igarapé do Costa em parceria com a Unama.

Segundo a coordenadora do ZooUnama, Mary Jane, na base flutuante de Igarapé do Costa, os quatro peixes-boi batizados de João, Pietro, Mirim e Pauxis, passarão um ano. Depois, eles receberão chips e serão soltos no rio. “Os chips vão permitir que nós façamos o monitoramento dos animais”, disse.

Vítimas de uma pressão humana intensa para o consumo de sua carne e couro, os peixes-boi hoje figuram na lista de animais ameaçados de extinção, daí a importância de projetos como o Peixe-Boi para reabilitação e preservação da espécie.

O transporte dos animais é feito com todo o cuidado para que eles tenham o menor impacto possível. Na embarcação, eles foram acomodados em colchões e tiveram o corpo coberto por toalhas. Durante o percurso, as toalhas e colchões foram molhados várias vezes para garantir a hidratação da pele dos peixes-boi.

Todo o processo de transporte desde o ZooUnama onde os animais passaram os últimos quatro anos em reabilitação até o desembarque deles na base flutuante de Igarapé do Costa foi acompanhada por médico veterinário, biólogo e tratadores do zoológico e também por agentes ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém.

“Na segunda base, no Igarapé do Costa, que é uma área de APA onde os animais ficarão em torno de um ano, contamos com tratadores da própria comunidade que foram devidamente treinamentos para esse trabalho. É esse parceria com a comunidade que tem garantido o sucesso da readaptação dos animais à natureza”, enfatizou a coordenadora do ZooUnama, Mary Jane.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.