O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) informou que 38 mil vagas de trabalho foram criadas no mês de maio no Brasil, graças as iniciativas dos pequenos negócios. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 1º, pela assessoria de comunicação da instituição.
De acordo com o Sebrae, só no estado do Pará, foram gerados 1995 novos empregos, ficando um saldo anual de 6087 empregos gerados pelo segmento neste ano. Somando os pequenos e os grandes negócios, o saldo fica acima de 15 mil vagas geradas.
Esses números são positivos para o estado, isso porque em 2015, o empreendedorismo por necessidade passou a cair e encerrou 2018 correspondendo a 37% dos negócios em fase inicial e a expectativa é de crescimento.
Para o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, os pequenos negócios sempre vão ter um papel fundamental para o mercado, gerando receita e mais empregos. “Em uma realidade ainda desfavorável para a economia, esses números são um alento e apontam para o crescimento do setor. O Pará é o sexto estado que mais gerou empregos e comemoramos esses números por sabermos que a força das micro e pequenas empresas pode ser ainda maior. O foco do Sebrae neste momento é ampliar a produtividade dessas empresas, o que vai representar mais emprego e renda”.
No Pará, os segmentos que mais empregaram dentro dos pequenos negócios foram: Construção Civil, Serviços e Agropecuária. “O Sebrae acompanha atentamente este relatório, pois representa um termômetro que vai balizar as nossas metas junto ao novo cenário de crescimento econômico. Os pequenos negócios representam 98% das empresas do país e respondem por milhares de empregos em tempos de recessão e desemprego. Enquanto as grandes empresas estão demitindo, as pequenas estão contratando e isso é fundamental para o avanço da economia e o crescimento econômico”, explicou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará.
Portal Roma News