Search
Close this search box.

Pescador captura peixe elétrico de quase 2 metros em igarapé de Vitória do Xingu, no Pará

José Edinaldo colocou uma malhadeira no Igarapé do Gelo e foi surpreendido ao retirar o material por um peixe que pode emitir descarga elétrica de até 1,5 mil volts.

Foto: TV Vitória
Foto: TV Vitória
Continua após a publicidade

Acostumado à pesca em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, José Edinaldo foi surpreendido na última quarta-feira, 7 de julho, quando foi retirar a malhadeira que havia colocado no Igarapé do Gelo, que fica na entrada de um travessão, próximo ao centro da cidade.

“Coloquei a malhadeira no Igarapé do Gelo. Daí quando voltei lá, o peixe tava preso. Eu o matei e trouxe pra cidade” conta o pescador.   

Foto: TV Vitória

O peixe elétrico que mediu quase 2 metros de comprimento também conhecido como Poraquê pode gerar uma descarga elétrica de até 1,5 mil volts.

Alex Lima, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Sema de Vitória do Xingu, em entrevista à TV Vitória, pediu aos moradores que usam o igarapé para redobrar os cuidados na área. 

“Realmente a gente precisa ter uma atenção maior uma vez que essa espécie pode ir pra superfície respirar e dependendo de onde esteja é maior o risco de ser eletrocutado e de ter um dano mais grave à sua saúde”, afirmou o funcionário da SEMA.

Airton Pereira, que mora na Rua Magalhães, próximo de onde o animal foi capturado, também recomenda que a população tome mais cuidado, principalmente no período da seca, quando muitos pescadores saem puxando as embarcações dentro do igarapé. 

“Os pescadores que vem por aqui puxando catraia, quando o igarapé está seco precisam ter mais cuidado. Tem que ver onde vai pisar pra não ser atingido por um peixe desse aí”, frisou o morador.

“Perigoso, esse peixe. Derruba qualquer um, derruba tudo, até gente”, disse Wallace Chaves, outro morador de Vitória do Xingu que também ficou assustado.

Por Thaís Portela / Wilson Soares (TV Vitória)

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *