Pescadores artesanais dos municípios de Altamira, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio, na região sudoeste do Pará, que ficaram de fora da primeira etapa do Auxílio Extraordinário, agora serão contemplados na segunda fase do benefício. O auxílio é destinado a profissionais beneficiários do Seguro-Defeso, programa que garante o seguro-desemprego aos pescadores durante o período de reprodução dos peixes, quando a pesca é proibida.
A inclusão desses trabalhadores foi possível graças à atuação conjunta das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, com suporte direto da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Altamira, em parceria com o Ministério da Integração Nacional.
O Auxílio Extraordinário, regulamentado pela Medida Provisória nº 1.277, de 28 de novembro de 2024, prevê o pagamento de uma parcela única no valor de R$ 2.824,00 (dois mil oitocentos e vinte e quatro reais).
Esse recurso representa um importante alívio financeiro para os pescadores, que têm enfrentado graves prejuízos devido à estiagem. Além disso, o auxílio também deve impulsionar a economia local, promovendo uma injeção significativa de recursos na região da Transamazônica.
A Voz do Xingu (com informações do 9º GBM)