Menu

Pescadores do Pará cobram posicionamento do Ibama sobre exigências de Belo Monte

Foto: Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)
Foto: Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)
Continua após a publicidade

Um grupo de pescadores do Rio Xingu faz manifestação, na manhã desta segunda-feira, 26, em frente ao escritório do Ibama em Altamira. Eles pedem que o órgão se posicione quanto às exigências criadas pela Norte Energia para reconhecer o direito dos pescadores à verba de reparação.

Para os manifestantes, organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o número alto de documentos antigos exigidos pela empresa inviabiliza o reconhecimento da maioria dos pescadores, em especial aqueles de subsistência. Eles pedem que o Ibama cobre da empresa uma simplificação do processo, com menos documentos, e baseado no reconhecimento comunitário. São mais de 6 mil pescadores em “estudo de caso” aguardando a análise da empresa.

Em nota, a Norte Energia, empresa privada e concessionária da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, informa que pelos dados da Companhia, 1.976 pescadores foram cadastrados entre 2017 e 2019, dos quais 1.405 já receberam a verba de reparação individual. A Norte Energia realizou até 31/05/23 os cadastros para estudos de caso de interessados para recebimento da verba de reparação. No momento, está realizando as análises, mediante critérios que comprovem a atuação na pesca do interessado na área de influência da UHE Belo Monte, em período anterior à formação dos reservatórios – 2016, conforme as tratativas acordadas com o órgão licenciador, Ibama, e divulgadas à categoria desde o ano passado nos plantões de atendimentos realizados em Altamira, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Anapu.

A Norte Energia destaca que mantém respeito e permanente diálogo com toda a categoria e vem agendando reuniões com representantes do grupo para discussão e análises das ações em execução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.