Uma Pesquisa de Sondagem Empresarial realizada pelo Ministério do Turismo, em outubro de 2019, revela que 44,3% dos proprietários de hotéis e pousadas, entre outras empresas da região Norte, esperam que os turistas gastem mais em suas viagens nos próximos quatro meses, apesar de ser temporada de chuvas na Amazônia e verão nas outras regiões do país.
A pesquisa mostra a percepção do empresariado do ramo hoteleiro do país quanto ao desempenho e à perspectiva de seus estabelecimentos e de seus destinos.
A Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil é realizada pela Subsecretaria de Inovação e Gestão de Conhecimento do Ministério do Turismo. São consultados empreendimentos de hospedagem de todos os portes, dentre os quais hotéis, pousadas, resorts e acampamentos turísticos. O objetivo é apurar as perspectivas dos empresários quanto ao desempenho de seus estabelecimentos e dos destinos onde estão inseridos.
O estudo aponta que 85,7% dos entrevistados pretendem investir em seu negócio até março de 2020 e 15,5% esperam contratar mais funcionários. Além disso, 52,4% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados irá aumentar e 54,7% projetam aumento no faturamento da empresa.
Expectativa é por expansão na demanda dos serviços de turismo na Amazônia
Os empresários também se mostraram positivos em relação à expansão do turismo na região para os próximos seis meses: 42% acreditam que haverá aumento na rentabilidade do setor e 48% esperam crescimento na demanda pelo destino.
O Ministério do Turismo divulgou a pesquisa e informações sobre os dados da Sondagem, alegando que são consequências de resultados alcançados após um ano de trabalho em busca do desenvolvimento do turismo no país.
A pesquisa avaliou ainda o desempenho dos meios de hospedagem no terceiro trimestre de 2019 comparado com o mesmo período de 2018. Quase 30% dos empresários afirmaram ter empregado mais funcionários este ano, enquanto 50,6% identificaram crescimento no faturamento da empresa e 55% afirmaram que a demanda pelos serviços ofertados cresceu.
Além disso, 36,3% dos donos dos meios de hospedagem entrevistados alegaram crescimento na rentabilidade do setor de turismo no período de julho a setembro de 2019; 43,8% declararam aumento da demanda pelo destino e 45,7% afirmaram que os visitantes gastaram mais durante a viagem.
Fonte: Ministério do Turismo