A pesquisa “Sotaque Norte”, disponível na Plataforma Gente, da Globo, mapeou dados sobre as particularidades da região Norte. O levantamento busca entender costumes, comportamentos e hábitos culturais pelos estados da região, incluindo o Pará.
Segundo a pesquisa, os nortistas conservam características positivas como humildade (44%), bom humor (28%), alegria (24%) e gentileza (23%), que foram as características mais marcantes detectadas em moradores.
Os dados também mostram que a região é composta por 80% de população negra. Desses, 65% se declaram pardos e 15% pretos. Além disso, 13% dos nortistas se declaram brancos e 3% indígenas.
Já quando o assunto são as principais preocupações que os moradores da região enfrentam hoje:
- 45% dos entrevistados revelaram ‘apreensão em relação a violência urbana’;
- 29% ‘doença’;
- 27% ‘aumento dos preços dos itens básicos’;
- 25% ‘perda de algum parente próximo’
- e 21% ‘futuro dos filhos’.
Mesmo tendo como principal medo a violência urbana, 46% afirmaram viver na região munidos de esperança. Já o otimismo e a insegurança aparecem na sequência, com 33%, seguidos por confiança e alegria (32%).
Em relação à fé e à família, os nortistas são mais intensos do que a média dos brasileiros: 59% afirmam ter Deus como religião e não acreditam em nenhuma igreja; 87% declaram que a família é o bem mais importante da vida. Já 80% pensam no melhor para a família na hora das decisões e 44%, acham importante preservar as tradições e costumes.
No contexto de hábitos que representam a cidade, 34% dizem que conversar na rua com conhecidos é uma particularidade da região; 29% citam o auxílio a amigos e familiares; 24% a prática de esportes; e a ajuda a quem precisa e, 21%, a ida a centros religiosos, cultos e missas.
A pesquisa ‘Sotaque Norte’ foi realizada em 21 municípios de todos os estados do Norte do Brasil, e está disponível através em uma plataforma on-line.
Giani Scarin, gerente de conhecimento do consumidor da Globo, explica que o processo de coleta dos dados teve três fases, com utilização de diferentes metodologias e abordagens.
“Primeiro, antes de tudo, fizemos um levantamento de dados secundários e conversamos com especialistas locais, para um melhor entendimento do contexto. Em seguida, começamos a fase de pesquisa de campo, com uma pesquisa qualitativa e entrevistas com formadores de opinião. Nesta fase, o objetivo foi entender os comportamentos e os hábitos das pessoas, ao mesmo tempo que nos ajudasse a elaborar um questionário com perguntas que fizessem sentido, com linguagem apropriada. Finalmente, dimensionamos e mapeamos estes hábitos com uma pesquisa quantitativa, entrevistando a população de 16+ anos, em todos os estados da região”, explica.
Segundo Scarin, o intuito do projeto é “fazer estudos aprofundados, por todo o país, para conhecer e entender o Brasil em toda a sua diversidade, tão rica e plural”. “Isso é fundamental para o desenvolvimento de conteúdos, produtos e serviços, que sejam representativos e relevantes para os brasileiros. Esse conhecimento também pode ser útil para identificar tendências e ajudar a construir pontes que gerem projetos inovadores e impacto positivo para toda a sociedade”, comenta.
Sobre a Plataforma Gente
Gente é a plataforma de pesquisas e insights da Globo, com propósito de compartilhar conhecimento baseado em pautas contemporâneas da sociedade, no comportamento do consumidor e nos hábitos dos brasileiros. O conteúdo é aberto.
Fonte: G1 Pará