A Polícia Federal de Altamira deflagrou na tarde desta quinta-feira 27 de agosto, uma operação de apreensão de drogas no município de Porto de Moz.
A fim de realizar a operação, foi feita uma verificação local e cruzamento de dados pra chegar à fazenda, que fica às margens do rio Maxipanã, afluente do rio Xingu, na região médio do Xingu, município de Porto de Moz, utilizando-se de informações fornecidas por órgãos superiores e de inteligência da Polícia Federal.
No local, a droga foi encontrada acondicionada no subsolo do curral da fazenda, em uma espécie de túnel construído para tal fim.
Devido à grande quantidade encontrada, foi montado um grande aparato logístico para retirada e transporte do material apreendido.
Ainda não se sabe a origem certa da droga apreendida, mas suspeita-se que a região seja uma “escala”, utilizada no transporte da droga até Macapá ou Belém, e de lá para a Europa; ou para o Nordeste do país, utilizando-se os ramais rodoviários e fluviais para escoamento.
Ninguém foi preso na operação, mas a Polícia Federal seguirá com as investigações a fim de determinar os autores e responsáveis, além de tratar dados coletados no local.
A droga será enviada para Belém, para a perícia e logo após, para incineração.
Foram apreendidos cerca de 13kg de crack e mais de 900 kg de cloridrato de cocaína.
(Ascom da PF/Altamira)