Search
Close this search box.

PF deflagra Operação ‘Artimanha’ contra fraudes no INSS no Pará

Investigações apontam desvios na concessão de 14 benefícios de Amparo Social ao Idoso. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Operação Artimanha, da PF, cumpre mandados no Pará — Foto: Reprodução / PF-PA
Operação Artimanha, da PF, cumpre mandados no Pará — Foto: Reprodução / PF-PA
Continua após a publicidade

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (21) a operação Artimanha, que investiga crimes de estelionato previdenciário no Pará que teriam sido cometidos contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Belém.

Um inquérito instaurado revela possíveis fraudes na concessão de 14 benefícios de Amparo Social ao Idoso, sendo que 13 deles teriam beneficiários de idêntico endereço residencial. Segundo a PF, há hipótese de uso de pessoas fictícias para os desvios.

Segundo o delegado da Polícia Federal, Fábio Fajngold, a investigação iniciou ano passado após o Ministério do Trabalho e Previdência Social informar de possíveis fraudes no amparo social ao idoso.

Foram feitas retiradas de valores diretamente do INSS, segundo a PF, mas o valor estimado dos prejuízos ao erário público não foi informado, assim como o que foi apreendido nesta terça.

“Constatou-se que a associação criminosa vem promovendo fraudes contra o INSS mediante criação de benefícios fictícios assistenciais a partir de quais, com acesso aos cartões magnéticos associados aos benefícios, realizam a retirada de valores com prejuízo à autarquia previdenciária”, afirmou o delegado.

Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária da Justiça Federal do Pará. O inquérito segue em andamento. O estelionato previdenciário é crime previsto no artigo 171, do Código Penal Brasileiro.

Por G1 PA — Belém

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *