A Polícia Federal, na tarde nesta quarta-feira, 02 de agosto, foi acionada para averiguar situação de distúrbio ocorrido no interior do Campus da Universidade Federal do Pará – UFPA, em Altamira, no sudoeste do Pará.
A notícia apresentada era que um aluno egresso da Universidade havia surtado e ingressado em uma das salas de aula, dando início a agressões a colegas e professores que participavam do evento promovido pela Faculdade de Etnodiversidade.
A Jornada Acadêmica de Etnodiversidade – 3ª JAEtno, é um evento bianual que reúne professores da educação básica (de diferentes territórios) e superior, alunos da Graduação e Pós-Graduação, movimentos sociais, órgãos públicos, sociedade civil e outros coletivos que tomam a educação diferenciada como bandeira de luta. Este ano a 3ª JAEtno traz como tema “Na floresta e nas águas tem gente: educação diferenciada e emancipação social”, com a finalidade de discutir o protagonismo dos povos originários, quilombolas, comunidades tradicionais, camponeses e outras gentes na luta pelo território de pertencimento, tendo a educação diferenciada como aliada no processo de emancipação social.
Desse modo, a Polícia Federal em uma resposta rápida e eficiente, obteve êxito em encontrar a situação ainda em andamento. O homem foi conduzido até a Delegacia de Polícia Federal em Altamira, juntamente com as vítimas e testemunhas.
Todos foram ouvidos pela autoridade policial e prestaram esclarecimentos sobre os fatos. O autor dos crimes, prestou declarações e foi realizado o Termo Circunstanciado de Ocorrência, onde o autor deverá será encaminhado ao Juízo competente.
Polícia Federal em Altamira – Comunicação Social