Natural da região amazônica, um pirarucu foi encontrado nos Estados Unidos e deixou autoridades e moradores da Flórida intrigados. O peixe que a imprensa local chamou de “monstro de rio de 3 metros de comprimento” foi encontrado morto ao longo do rio Caloosahatche no Parque Jaycee de Cape Coral, e pode indicar que a espécie invadiu a região.
A Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem confirmou o aparecimento do peixe e vai apurar como o pirarucu apareceu no rio estadunidense. A Flórida fica a cerca de 2,4 mil quilômetros do Pará, um exemplo de onde o peixe é cultivado.
A presença do peixe pode prejudicar o ecossistema do rio. No entanto, não há indícios de que o pirarucu tenha se reproduzido.
A bióloga da Nicholls State University, Katherine Galloway, explica que o pirarucu bota ovos em fevereiro, março e abril. Isso quer dizer que pode levar mais tempo para estabelecer sua presença na Flórida.
No entanto, a pesquisadora deu um aviso sobre a presença do pirarucu. “Se um grande, reprodutivamente ativo for encontrado, provavelmente há mais na Flórida”, disse.
Fonte: O Liberal