O deputado Iran Ataíde Lima, está a um passo de assumir sua cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Pará – ALEPA. A decisão de empossar Iran Lima, foi concedida através de uma liminar pelo Desembargador Federal Daniel Paez Ribeiro, no dia 23 de setembro de 2019. “O candidato eleito no último período, encontra-se em pleno exercício de seu mandato, tenho que, diante dos fatos novos, a tutela de urgência merece ser deferida, seja para garantir o exército do múnus público obtido por meio de votos livres”, descreve a decisão do magistrado.
Iran Ataíde de Lima (MDB), obteve 39.585 votos totalizados (0,99% dos votos válidos) nas eleições 2018 e chegou a ser declarado eleito pelo Tribunal Regional Regional Eleitoral do Pará – (TRE/PA), mas na época o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acabou indeferindo o registro de Iran que havia sido concedido (TRE/PA), por entenderem que ele havia praticado ato doloso de improbidade administrativa, em 2004, quando era prefeito do município paraense de Mojú.
Com essa nova decisão da Justiça, cabe agora o Tribunal Regional Eleitoral do Pará acatar e empossar nos próximos dias Iran Lima. Como isso, Ozório Juvenil, também do MDB, deve entregar a cadeira ao titular e voltar a ser o primeiro suplente do partido, uma vez que Ozório obteve apenas 30.440 votos nas eleições. Votos esses não suficientes para que o mesmo ocupasse uma cadeira em definitivo na Assembleia Legislativa.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu