A Polícia Civil do Pará prendeu, neste sábado, 6, no município de Itaituba, na região sudoeste, dois homens acusados de homicídios qualificados consumados e tentados, no estado de Rondônia. As prisões ocorreram no âmbito da através da operação “Occultatum II”, em uma fazenda da comunidade Divinópolis. No mesmo local, foram aprendidas armas e munições, com o filho de um dos homens. Ele também foi preso.
Os dois homens tiveram as prisões decretadas em 12 de maio de 2016, pelo Judiciário do estado de Rondônia, mas permaneciam foragidos da Justiça. O Ministério Público de Rondônia denunciou os réus por homicídios qualificados consumados e tentados.
As investigações da Polícia Civil do Pará contaram com o apoio efetivo de investigadores da Polícia Civil de Rondônia, quando foi possível montar um trabalho direcionado a localizações dos condenados.
O delegado-geral Walter Resende ressaltou a efetividade e agilidade da Polícia Civil do estado do Pará, em mais uma resposta à sociedade
“Estamos a postos para investigar e diligenciar em todas as questões referentes a qualquer tipo de crime. As prisões e apreensões de armas e munições, nesta operação, é mais um duro golpe contra a criminalidade em nosso estado”, pontuou o titular da Polícia Civil.
De acordo com as investigações, os presos são perigosos e violentos e na localidade onde foram encontrados andavam fortemente armados e/ou acompanhados de jagunços, também armados. Em razão disso, foi solicitado ao Judiciário mandado de busca e apreensão na fazenda e, tão logo autorizado, os policiais civis planejaram e executaram a operação.
De acordo com o delegado Marcelo Diniz Santos Filho, que esteve à frente da operação Occultatum II, a apreensão de armas e munições foi importante “porque um dos homens fornecia armas para que pessoas cometessem assaltos na região, sendo a ação uma resposta da Polícia Civil à população local”, informou.
APREENSÃO
No local das prisões, a Polícia Civil apreendeu três revólveres calibre 38, uma pistola calibre 22, três rifles (dois calibre 22 e um 357), quatro espingardas, três carregadores de fuzil, um carregador de submetralhadora, 55 munições de calibre 12, 23 munições calibre 20, 67 munições calibre 7.62.
Também, 32 munições calibre 7.62, 46 munições calibre 36, 54 munições calibre 357, uma maleta de acondicionamento de pistola, uma garruncha, além de um aparelho celular.
Fonte: Agência Brasil